Escolha uma Página

O plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, foi palco hoje (21) de sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Advocacia Pública, celebrado no último dia 7. Na cerimônia prestigiada por vários parlamentares da Casa, o presidente do FORVM, Achilles Frias, compôs a mesa junto do advogado-geral da União, André Mendonça, do deputado Alessandro Molon (Rede/RJ), que teve a iniciativa da sessão, e de dirigentes de entidades da Advocacia Pública em nível federal, estadual e municipal.

Representando o Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal e o SINPROFAZ, Achilles Frias fez a defesa das funções e prerrogativas da carreira e dos avanços ainda necessários à Advocacia Pública. “É muito importante que marquemos posição no Congresso Nacional, defendendo as nossas bandeiras e os nossos ideais. A Advocacia Pública é Função Essencial à Justiça prevista no texto originário da Constituição Federal. De todas as Funções Essenciais, no entanto, somos a única que ainda não tem autonomia, a qual se faz extremamente necessária, uma vez que significa paridade de armas. Em breve, precisaremos sim discutir essa questão aqui no Congresso Nacional.”

Além do SINPROFAZ, compuseram a mesa da solenidade dirigentes da ANAUNI, ANAJUR, ANAFE, ANAPE e ANPM. Entre os deputados que participaram da sessão em homenagem à Advocacia Pública, estiveram Fábio Trad (PSD/MS), Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), Érika Kokay (PT/DF), Paulo Teixeira (PT/SP), Mauro Benevides (PDT/CE), Camilo Capiberibe (PSB/AP), Cássio Andrade (PSB/PA), Gervásio Maia (PSB/PB), Gelson Azevedo (PR/RJ), entre outros.