Escolha uma Página

Na noite da sexta-feira (13), o advogado-geral da União, André Luiz de Almeida Mendonça, foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas. A homenagem significa o reconhecimento pelos serviços prestados pelo AGU à sociedade e pelo seu trabalho na promoção da justiça. A sessão solene realizada na Câmara Municipal de Santos/SP contou com a presença do diretor-jurídico da ANAUNI, Luiz Augusto Zamuner, e foi promovida pelo vereador Bruno Orlandi, com o apoio do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal.

Ao usar da palavra, Mendonça fez agradecimentos e relatou brevemente sua trajetória: “Um dos professores da Universidade de Salamanca, na Espanha, perguntou-me: ‘O que você fará quando terminar o doutorado?’ Respondi a ele que não sabia, mas que estava me preparando para fazer o melhor possível naquilo que fosse. Eu não sonhava em ser advogado-geral da União. Portanto, aos mais novos, deixo essa história como incentivo. Aos mais experientes, que seja um convite à perseverança”.

Segundo Orlandi, o maior legado que André Mendonça pode deixar é o exemplo que vem dando os brasileiros. “Ao ministro, nosso muito obrigado. Sua conduta inspira os jovens a trabalhar no caminho correto e a fazer a diferença. É uma honra lhe entregar essa homenagem, concedida de forma unânime pela Câmara de Santos, e, mais do que isso, é uma honra ver que um santista desempenha trabalho com tanta qualidade e compromisso com o Brasil”, discursou.

Para o diretor da ANAUNI e representante do FORVM na ocasião, “a homenagem foi mais que merecida. Tenho muito orgulho de ter o Excelentíssimo Senhor André Mendonça como colega na carreira de advogado da União. A ocupação por ele do mais alto cargo na AGU engrandece sobejamente a Instituição. Sua trajetória de vida, com seus ‘pequenos começos’, é uma inspiração para toda a Advocacia-Geral da União e um exemplo de que valores e trabalho sério, quando pautam a vida profissional, conduzem ao sucesso”.

Além de André Mendonça, Luiz Augusto Zamuner e Bruno Orlandi, compuseram a mesa da solenidade Rui de Rosis, vereador; Octávio Borba de Vasconcellos Filho, representante do prefeito Paulo Alexandre Barbosa; Frederico dos Santos Messias, juiz da 4ª Vara Cível da Comarca de Santos, representante do juiz de Direito e diretor do Fórum da Comarca de Santos, Valdir Ricardo Lima Pompêu Marinho; e o advogado da União Luiz Carlos Palácio.