Escolha uma Página

O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, representado pela vice-presidente Ruth Miller e pela diretora-financeira Márcia David, compareceu ontem (12) à solenidade de entrega das Comendas da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União. Realizada no Clube Naval, em Brasília/DF, a cerimônia foi presidida pelo advogado-geral da União e chanceler da Ordem, André Mendonça, que convidou Ruth Miller a conduzir a Constituição Federal até o palco da solenidade, representando os advogados públicos aposentados e ativos.

Entre os que receberam a Comenda, estiveram políticos e autoridades como o procurador-geral da República, Augusto Aras, e os ministros de Estado Jorge Oliveira, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Onyx Lorenzoni, da Cidadania; Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura; e Wagner Rosário, da Controladoria-Geral da União.

Vários advogados públicos foram condecorados, entre eles os advogados da União Helia Maria de Oliveira Bettero, ex-procuradora-geral; Isadora Maria Belém Rocha Cartaxo de Arruda, diretora do Departamento de Acompanhamento Estratégico da Secretaria-Geral de Contencioso da Advocacia-Geral da União; José Roberto da Cunha Peixoto, diretor da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal da Consultoria-Geral da União da AGU; Daiane Nogueira de Lira, secretária-geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal; Lisiane Ferrazzo Ribeiro, ex-procuradora-regional da União da 4ª Região; Tércio Issami Tokano, adjunto do advogado-geral da União; e Claudio Cezar Fim.

Também foram agraciados com a Comenda José Levi, procurador-geral da Fazenda Nacional; Cláudio Seefelder, ex-procurador-geral adjunto da Fazenda Nacional, hoje secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional; Daniel Saboia, ex-coordenador-geral de Estratégias de Recuperação de Créditos da PGFN e ex-assessor especial do ministro da Justiça e Segurança Pública; e Sandro Brito de Queiroz, procurador da Fazenda Nacional.

Coube a André Mendonça fazer a entrega das Comendas que, de acordo com ele, são “reconhecimento e símbolo com significado e significância. É simbólico porque é um reconhecimento de toda a instituição das histórias de vida dos senhores e senhoras. A AGU olha para a figura dos senhores e vê serviços prestados ao país e à nação e reconhece o espírito público”.  E completou: “Há um terceiro símbolo, que nos une no futuro, que é o alto reconhecimento de que devemos nos comprometer em conjunto com esta sociedade e com esse povo”.

Ordem do Mérito da AGU
A condecoração, realizada ontem pela primeira vez, é conferida a pessoas naturais, órgãos e entidades da administração pública, instituições e organizações militares, brasileiras ou estrangeiras, que prestaram notáveis serviços à Advocacia-Geral da União ou aos órgãos a ela vinculados, em âmbito nacional ou internacional. A Ordem é composta de três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador.