Escolha uma Página

O XXI Encontro Nacional dos Advogados da União – ENAU, promovido pela ANAUNI, se adaptou à necessidade de distanciamento social e foi realizado de forma virtual na noite de ontem (15). O evento teve como mestres de cerimônia a presidente da ANAUNI e diretora do FORVM, Márcia David, e o diretor da ANAUNI e secretário-geral do FORVM, Caio Alexandre Wolff. José Levi Mello, advogado-geral da União, e André Mendonça, ministro da Justiça e Segurança Pública, participaram do Encontro por meio de vídeos exibidos durante a programação. O presidente do FORVM, Achilles Frias, e a vice-presidente, Ruth Miller, compuseram a audiência do evento.

O discurso da presidente que, de costume, declara abertos os trabalhos do ENAU também marcou o início do Encontro on-line. Em sua segunda gestão à frente da Associação, Márcia David falou sobre o desafio da adaptação ao virtual. “Os colegas assíduos do ENAU perceberão que tentamos espelhar o formato dos eventos presenciais. Isso com um propósito: acionar nossa memória afetiva relacionada aos Encontros pretéritos. A memória de todas as vezes em que estivemos juntos. Uma vez por ano, revemos os amigos, debatemos nossos pleitos e refletimos sobre novas estratégias. Porque o ENAU é isso: a força motriz de nossa carreira”, ressaltou.

Em vídeo gravado especialmente para o evento, José Levi falou sobre a adequação do Encontro ao afastamento social imposto. O AGU destacou, porém, que grandes desafios, como os advindos da pandemia, já fazem parte da rotina laboral dos advogados públicos. “Todos gostaríamos de estar convivendo fraternalmente de maneira presencial, como é de hábito no dia a dia funcional e, ano após ano, no ENAU. No entanto, estamos sob a contingência do virtual. Ao mesmo tempo, talvez esta seja a oportunidade de mais colegas participarem e absorverem os ensinamentos próprios da troca que advém das relações humanas, ainda que de maneira virtual.”

André Mendonça também participou do Encontro por meio de vídeo enviado à ANAUNI. Membro da carreira de advogado da União, o ministro manifestou interesse pelos resultados dos debates virtuais, os quais, segundo ele, são capazes de agregar valor à Instituição e possibilitar um salto de qualidade rumo aos avanços esperados em diversas frentes: “Que possamos, ao final desses trabalhos, ter bons resultados que ajudem na gestão do advogado-geral da União e de toda a direção da Casa, para continuarmos avançando juntos, com unidade entre a base, formada pelos membros da carreira, e a administração. É o nosso recurso humano que nos faz fortes, é o nosso trabalho em conjunto”.

Além do espaço de diálogo sobre desafios e perspectivas do futuro, com a troca de ideias e boas práticas em tempos de pandemia, a audiência do XXI Encontro Nacional dos Advogados da União assistiu à palestra sobre “Interação em Tempos de Distanciamento”, do historiador, articulista, professor e cronista Leandro Karnal, e a um show de humor da Companhia de Comédia G7. Houve sorteios de brindes oferecidos pelo ASAclub aos associados da ANAUNI e, para encerramento do evento, um show com a Banda Casa 20. Ao longo da próxima semana, os filiados à Associação participarão de debates virtuais sobre as mais importantes questões relativas à carreira.

Para assistir à íntegra do XXI ENAU, acesse o canal da ANAUNI no YouTube.