Escolha uma Página

Em entrevista à Folha de Londrina, o presidente do FORVM, Achilles Frias, abordou a formação da lista sêxtupla para AGU. A íntegra da entrevista foi editada em formato de podcast e divulgada pelo canal de áudios do veículo: o FolhaCast. Ao longo da conversa com o jornalista, o presidente destacou a Lei Complementar 73/1993 – Lei Orgânica da AGU -, segundo a qual advogados da União e procuradores da Fazenda Nacional integram a estrutura da Advocacia-Geral da União. Como representantes dos Membros da AGU, ANAJUR, ANAUNI e SINPROFAZ se reuniram no FORVM e, para a consolidação de uma lista sêxtupla, formaram uma lista tríplice de AUs e outra de PFNs.

“Já oficiamos o presidente da República e informamos sobre a lista. Estamos fazendo contatos para demonstrar ao Executivo a importância de que ela seja observada. É fundamental que tenhamos no órgão quadros qualificados, Membros da Advocacia-Geral da União que contem com o respeito e a admiração dos pares, de modo a gerar um ambiente de estímulo liderado por aqueles que os Colegas consideram mais preparados.” Ao encerrar a entrevista, o presidente do FORVM ressaltou: “Temerário seria colocar, como chefe da AGU, uma pessoa que não tivesse o reconhecimento dos pares. Essa medida poderia gerar um clima institucional muito negativo”.

Para Achilles Frias, é importante que o Executivo se atente para o aspecto democrático da questão. A lista, conforme explicou, foi espontânea, pois não houve candidatos. Inicialmente, filiadas e filiados às três entidades votaram livremente nos Colegas. Formaram-se então duas listas décuplas com os mais votados de cada uma das duas carreiras. Na segunda etapa, os Membros da AGU puderam votar nos integrantes da lista décupla de suas entidades, elegendo, assim, os componentes da lista sêxtupla: os advogados da União Izabel Vinchon, Vinicius Torquetti e Arthur Cerqueira e os procuradores da Fazenda Nacional Fabrício Da Soller, Claudia Trindade e Rogério Campos.

FolhaCast
Temas como a reforma administrativa e a sonegação fiscal também foram abordados ao longo da entrevista de Achilles Frias. Para ter acesso à íntegra, encontre o FolhaCast no catálogo de podcasts do seu aplicativo de streaming e aproveite!
Conteúdo disponível no Spotify
Conteúdo disponível no Deezer
Conteúdo disponível no SoundCloud