Escolha uma Página

Nesta quinta-feira (9), o Presidente do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal e da ANAUNI – Associação Nacional dos Advogados da União, Clóvis Andrade, palestrou durante o Encontro de Gestão 2021 da Advocacia-Geral da União. O evento, que começou no dia 7 e segue até amanhã de forma híbrida, online e presencial no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, tem o objetivo de debater, programar projetos e capacitar gestores e líderes, além de integrar as equipes que atuam nas unidades da AGU em todo país. A programação do encontro é extensa e possui temas como Super Sapiens, Defesa Digital, Riscos Ficais e Precatórios, futuros das unidades físicas e teletrabalho.

Em seu discurso, Clóvis Andrade destacou que atualmente a Advocacia Pública está sendo desvalorizada no Congresso Nacional decorrente de pautas como a Reforma Administrativa, a Reforma da Lei de Improbidade, a PEC dos Precatórios e agora do mais recente criado Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados. “Mais do que nunca os resultados são importantes e estão sendo cobrados. Não podemos esquecer que a AGU é formada por pessoas – membros e servidores -, e que sem proporcional condições dignas de trabalho, os resultados não virão. É necessário uma estruturação de uma carreira administrativa, o restabelecimento da periodicidade das promoções e o provimento de cargos, entre outras ações. Gostaria de parabenizar a AGU pela iniciativa de reunir as principais lideranças para discutir os rumos da instituição, com o intuito de incrementar a eficiência e os resultados”, discorreu.

Clóvis Andrade finalizou sua fala parafraseando o professor e escritor canadense Lance Secretan: “uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina”.

Após os debates do período da manhã, todos os presentes no evento compareceram ao almoço de confraternização na AGU.