Escolha uma Página

A diretoria do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal esteve presente na solenidade de lançamento do Observatório da Democracia, realizada nesta quarta-feira (27). O centro de estudos, vinculado à Escola Superior da Advocacia-Geral da União (Esagu), será presidido pelo ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que foi empossado no cargo durante a cerimônia.

O Forvm é um dos apoiadoros do Observatório, que tem como objetivo promover estudos e debates sobre três eixos temáticos: democracia participativa e fortalecimento das instituições democráticas; separação dos Poderes e democracia constitucional; e desafios das democracias contemporâneas, direito à informação e liberdade de expressão. A cerimônia de lançamento contou com a participação do Advogado-Geral da união, Jorge Messias, e de autoridades dos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.

O centro de estudos é composto por membros da Advocacia Pública Federal, por especialistas e representantes da sociedade civil. De acordo com Lewandowski, entre os primeiros projetos do órgão, estão a elaboração de uma cartilha da democracia que será distribuída nas escolas da rede pública e privada e a construção de um conjunto de indicadores para medir os avanços nos diferentes campos dos direitos humanos, como o acesso à saúde, ao meio ambiente equilibrado e às liberdades civis e políticas.