Na tarde desta quinta-feira (5), os membros da diretoria do Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal (ANAUNI, SINPROFAZ, ANPPREV e ANAJUR) reuniram-se na sede da Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI), em Brasília. O encontro teve como objetivo central o monitoramento das pautas legislativas de interesse das carreiras da Advocacia-Geral da União e a coordenação de ações institucionais para o primeiro semestre de 2026.
A reunião ocorre em um momento estratégico, logo após o retorno dos trabalhos legislativos e em meio a discussões cruciais no Congresso Nacional que impactam diretamente a atuação da Advocacia Pública.
Durante a reunião, os dirigentes discutiram o andamento de projetos que visam o fortalecimento das prerrogativas da Advocacia de Estado. Entre os temas prioritários da agenda, destacam-se: autonomia institucional; Reforma Administrativa; Honorários de Sucumbência e valorização das Carreiras.
Para os dirigentes, a articulação política é o caminho para evitar retrocessos e garantir que a Advocacia Pública continue exercendo seu papel fundamental na viabilização de políticas públicas e na defesa do erário. “A reunião de hoje reforça que, independentemente da sigla, nosso objetivo é comum: uma Advocacia Pública forte, valorizada e respeitada como função essencial à Justiça”, destacou a Presidente do Forvm, Maria Santíssima (ANPPREV).
Ao final da reunião, foi definido um cronograma de audiências com lideranças partidárias e presidentes de comissões temáticas para as próximas semanas.
*com fotos ASCOM ANAUNI
