Escolha uma Página

Na última quinta-feira (25), membros da Diretoria do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal participaram da entrega do Prêmio Congresso em Foco 2022, premiação criada em 2006 para fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam. Estavam presentes o Presidente Achilles  Frias, o Diretor Tesoureiro Clóvis  Andrade, e o Secretário-Geral Tobias Morato.

Na solenidade, coube ao Presidente Achilles Frias anunciar e premiar os Melhores Senadores do ano na opinião dos jornalistas. Os cinco mais votados pelos representantes da imprensa foram Alessandro Vieira (PSDB/SE), Eliziane Gama (Cidadania/MA), Fabiano Contarato (PT/ES), Simone Tebet (MDB/MS) – candidata à presidência da República – e Randolfe Rodrigues (Rede/AP), que foi o grande vencedor da categoria. Já o Diretor Tesoureiro, Clóvis Andrade, anunciou os dez deputados indicados pelo júri e, ao final, entregou o prêmio de destaque ao Deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), recebido pelo parlamentar pelo segundo ano consecutivo.

Sobre a premiação
O Prêmio Congresso em Foco é o mais importante da política nacional e, em 2022, foi entregue pela 15ª vez. Além das categorias gerais de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, foram disputadas três categorias especiais: “Defesa da Educação”, que premiou aqueles que tiveram maior envolvimento com a melhoria do ensino no país; “Clima e Sustentabilidade”, pela atuação em benefício da pauta socioambiental; e “Defesa da Liberdade no Transporte”, voltada aos parlamentares que atuaram em favor do uso de novas tecnologias para a modernização do setor de transporte rodoviário de passageiros.

Os premiados foram selecionados por jornalistas que cobrem o Congresso Nacional; por um júri plural, formado por especialistas que monitoram as atividades do Legislativo federal; e pelo público, que votou via internet, em um pleito fiscalizado por técnicos em segurança digital. A disputa virtual superou o recorde de participação: mais de 2,5 milhões de votos foram computados. Assim como em edições anteriores, somente estiveram aptos ao Prêmio em 2022 os deputados e senadores que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.