Escolha uma Página

Nesta terça-feira (1), diretores das entidades que compõem o Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal estiveram presentes na Câmara dos Deputados na sessão solene em homenagem a Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União (Anajur), que completa 37 anos em 18 de agosto de 2023.  A solenidade foi presidida pelo deputado Lafayette Andrada (Republicanos-MG), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública e autor do requerimento para a realização do evento.

O presidente da Anajur e vice-presidente do Forvm, Jarbas dos Reis, em sua fala, destacou o papel pioneiro da associação na defesa de uma Advocacia Pública Federal forte e ativa. Ele recordou que foi no plenário da Câmara dos Deputados que foi promulgada a Constituição Federal de 1988, trazendo a Advocacia Pública como Função Essencial à Justiça e a previsão de criação da Advocacia-Geral da União. “Temos presente aqui, representando os fundadores da associação, a ex-presidente Nicóla Motta, que trabalhou ativamente junto a diversos outros advogados públicos para garantir que a nossa Carta Magna trouxesse a semente da AGU”, destacou Jarbas. Durante a solenidade, o presidente anunciou, ainda, o lançamento da Medalha Bonifácio de Andrada.

O deputado Lafayette de Andrada, filho do deputado Bonifácio de Andrada, parabenizou a Anajur pelo trabalho profícuo nessas mais de três décadas e trouxe uma retrospectiva da atuação ao longo da Assembleia Constituinte. “Ele era professor de direito constitucional e enxergava a necessidade de existir a Advocacia Pública, para representar e defender os agentes públicos e a própria União. É muito orgulho para mim ter o nome de meu pai lembrado na fala do presidente da Anajur. Ele sempre foi um defensor da Advocacia Pública e eu não poderia deixar de seguir os seus passos ao entrar aqui no parlamento”, recordou.

*texto com informações e imagens da Ascom Anajur